Essa citação reflete o perfil do empresário que não realizou planejamento estratégico:
“para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve…”
Você sabe responder:
– Aonde o negócio quer chegar?
– Como quer ser visto?
– Quem é e qual o perfil do cliente?
– Quantos clientes pode atender?
– Qual porte a empresa terá?
– Quando o investimento irá retornar?
Tornar sua empresa diferente das outras que existem no mercado
Entregar valor para seu público
Entender as prioridades do negócio
Ter controle financeiro
ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- IDENTIFICAR E PESQUISAR OS STAKEHOLDERS
Sua empresa deve identificar os stakeholders, conhecer suas necessidades e expectativas e desenhar estratégias de comunicação e relacionamento.
- DEFINIR UMA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
Conjunto de princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes das pessoas envolvidas na organização.
Visão: onde a empresa quer chegar
Missão: o que a sua empresa entrega
Propósito: qual a diferença que a empresa faz na sociedade
Valores: são os pilares do negócio
- ANÁLISE SWOT
Mais uma etapa importante do planejamento estratégico é fazer uma análise SWOT. Esse termo vem do inglês e a sigla se refere a forças (strengths), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
A partir desse estudo, você poderá se concentrar nos seus pontos fortes, reconhecer as fraquezas, encontrar as oportunidades e prevenir-se das ameaças.
- ESTRATÉGIAS
Realizamos a construção do mapa estratégico através da metodologia Balanced Scorecard, que é baseada em quatro pilares:
Perspectiva financeira
Trata dos resultados de rentabilidade e produtividade da empresa.
Perspectiva de mercado
Refere-se à proposição de valor que a empresa deseja entregar aos clientes como satisfação, participação de mercado, taxa de retorno de clientes etc.
Processos internos
Trata dos mais variados indicadores de desempenho interno, como TM – ticket médio, satisfação do cliente, PA – produto por atendimento, taxa de abandono do carrinho…
Recursos
Seus principais indicadores referem-se à satisfação, motivação, capacitação e retenção da força de trabalho, compartilhamento das melhores práticas etc.
As quatro perspectivas estão relacionadas
Para se obter melhores resultados nos indicadores financeiros, é preciso obter bom desempenho com os clientes;
Para obter bom desempenho com os clientes, é necessário haver uma excelente eficiência nos processos internos, pois é através deles que se desenvolve a proposta de valor para os clientes;
Por fim, para que haja uma excelente eficiência operacional, é necessário que sejam desenvolvidas as competências e os sistemas de informação da empresa, pois os processos são desenvolvidos e executados pelas próprias pessoas da organização.
Confira no box como a partir da metodologia do Balanced Scorecard podem ser traçados os seguintes objetivos.
OBJETIVOS FINANCEIROS
OBJETIVOS CLIENTES
OBJETIVOS INTERNOS
OBJETIVOS APRENDIZADO
- Objetivos estratégicos
Resultados que a organização pretende atingir para alcançar a visão.
- Indicadores estratégicos
Mensuradores da estratégia.
- Metas
Para nos ajudar a definir metas de forma estruturada existe um método criado e batizado por Peter Drucker, um dos grandes nomes da administração, chamado de Teoria da Gestão por Objetivos, ou, como é mais conhecido, S.M.A.R.T.: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporizável.
PLANO DE AÇÃO
Após definição das estratégias, objetivos e metas, as ações de como serão atingidas são detalhadas.
Somos um hub de profissionais!
Após mais de 10 anos de atuação conseguimos estruturar um time de excelentes profissionais para atender todas as necessidades de um projeto, com a garantia da Conex Negócios. Possuímos profissionais capacitados para atender as demandas nas áreas:
Jurídico
Marketing Digital
Arquitetura
Financeiro
Visual Merchandising
Recursos Humanos
Treinamentos
O que os nossos clientes dizem
Nós da Cookie Stories encontramos na Conex uma grande parceira. Muito inspiradoras e grandes conselheiras! A equipe da Conex sempre nos apoiou e orientou, comprovando que estamos no caminho certo, que nossa missão e valores sempre seguirão uma bela jornada. E assim, agora podemos compartilhar nosso sucesso e como fazemos com segurança e determinação.
Rafael, Camila e Júlio
Cookie StoriesApós muita análise e solicitação de clientes, optamos em expandir via Franquias! Não foi uma decisão fácil, tínhamos receio de como ficaria nossa marca, negócio em outras mãos. A Conex Negócios veio para nos trazer segurança e conhecimento do setor. Iniciamos os serviços em Outubro de 2013 e em Maio de 2014 estávamos com a primeira Franquia inaugurada. Os Consultores desenvolveram e implantaram o projeto em conjunto com a equipe, assim decidimos as estratégias juntos e aprendemos como fazer.
Luciana Roberto de Melo
Proprietária @ Café CulturaEntre as ações executadas pela Conex Negócios destacam-se pesquisas com franqueados e consumidores, implantação das áreas de marketing, consultoria de franquias, financeira, comercial e visual merchandising, além disso realizou a revisão do projeto x custos x retorno de investimento. Como resultado obtido foi responsável pela abertura de 05 novas unidades, 09 reformas arquitetônicas, aumento de 16% na venda bruta da rede e incremento de 22% na arrecadação dos royalties. Confirmamos sua competência e honestidade!
Marco Aurélio Raymundo
Presidente @ MormaiiMETODOLOGIA
EXCLUSIVA
CONEX
NEGÓCIOS
Pesquisas e análises com stakeholders
Gestão e Controle do projeto no sistema Monday
Desenvolvimento presencial e online através de capacitação
Implantação e acompanhamento de OKRs
Acompanhamento e orientação na implantação do projeto
Correções finais
Apresentação e entrega