A dúvida tradicional dos empresários, na hora de optar por um modelo de expansão de negócios é, Licenciamento ou Franquia?
A resposta está no modelo de negócio, no perfil do empresário e no quanto se está disposto a descentralizar.
No modelo de Franquias há maior controle e responsabilidades, pois, o sistema prevê a replicação de um modelo de negócio com todas as suas características. A Franqueadora tem autonomia para fiscalizar, orientar o Franqueado e equipe quanto aos padrões e regras do negócio, que devem ser pré-estabelecidas na Circular de Oferta de Franquia. O nível de flexibilidade do negócio quem dita é a Franqueadora, e pode variar muito entre redes de Franquias. Normalmente quanto mais antiga e mais unidades possuem em operação mais padronizadas. As redes jovens, normalmente, são mais flexíveis pois podem ainda passar por mudanças, muitas delas, sugeridas pelos novos Franqueados.
Já no Licenciamento o empresário passa a adquirir uma marca e pode associá-la a um produto ou serviço, no caso da marca de um negócio, o licenciamento prevê a replicação de todas as características atreladas a marca, como: identidade visual, visual merchandising, projeto arquitetônico, publicidade… porém, o empresário é responsável pela operação, como: controle de estoque, compras, contratação da equipe, remuneração, controles financeiros. A Licenciadora pode comercializar serviços.
Segundo o representante da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), Marcus Macedo, é importante entender a diferença dos modelos para não haver depois frustração com a escolha.
“Enquanto a franquia oferece uma operação completa desde modelo de gestão, layout da loja e até dos insumos utilizados para o funcionamento do negócio, o modelo de licença é diferente. A licença pressupõe que o empresário vá associar seu produto ou serviço a uma determinada marca”, afirma.
O modelo de Licença é uma boa opção para conversão de negócios. Atualmente, o cenário do varejo multimarcas passa por enormes dificuldades, a conversão para uma marca Licenciada pode ser uma saída, pois supõem-se que experiência em gestão e conhecimento de mercado o Empresário possui, a marca Licenciada entra com atributos e apelo de marca.
Até aí, autorização de uso de marca, identidade e padrão visual… a Franquia também autoriza, a diferença crucial é o nível de padronização e controle. No sistema de Franquia, o Franqueado pode exigir um nível alto de padronização e controle do negócio.
Ambos modelos, Franquia e Licença, são fornecidos por um determinado tempo, podendo haver renovação do contrato, e efetuam pagamento de royalties.
Contate-nos! Juntos podemos decidir qual o melhor canal de expansão para expandir seu negócio.
Alessandra Tortelli | Supervisora e Consultora da Conex Negócios
Alessandra Rech Tortelli is CEO of Conex Negócios, graduated in Administration and has an MBA in Retail Management, Franchise Management and Omnichannel Retail. She worked as an internal consultant and manager of large companies, such as: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili, etc., in 2010 she founded Conex Negócios, a consultancy company focused on Structuring and Expansion of Companies, she is also a speaker, teacher and creator of the startup ConexHub. Alessandra loves challenges and being connected with entrepreneurs, promoting exchanges, experiences and knowledge. She believes that we are all interconnected, that the challenge of one is the challenge of all!
Muito bom!
Cai neste post depois de assistir ao filme Fome de Poder que mostra como o modelo de franquias transformou um pequeno negócio de dois irmãos numa rede que alimentava 1% da população mundial todos os dias!
O filme apresenta a “replicação de um modelo de negócio com todas as suas características” de modo bastante palatável e joga luz na intensidade dos desafios que podem advir de tal processo.
🙂