Todos os negócios já foram pequenos um dia. Nasceram bebês, dos sonhos de seus idealizadores. Esses, galgando dificuldades, crises, continuaram desenvolvendo e aprendendo com seus erros até chegar na fase que se encontram hoje: grandes marcas! Veja os exemplos da Arezzo Calçados e O Boticário:
ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO
Miguel Krigsner, fundador de O Boticário, teve a ideia do negócio ao participar de um curso de manipulação artesanal de medicamentos em Porto Alegre. Em vez dos balcões repletos de remédios, a primeira loja tinha uma sala alcatifada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação da sua receita. Era o início do atendimento especializado que a marca mantém e aprimora até hoje. Isso em 1977.
CRESCER SEM PRODUZIR
Os irmãos Anderson e Jefferson Birmann, fundadores da Arezzo Calçados, na época com 18 e 21 anos, foram proprietários de uma fábrica de calçados e de uma loja Gipsy, a primeira com atendimento personalizado ao público masculino, em Belo Horizonte.
Visionários, perceberam cedo o apelo do público feminino por uma moda contemporânea e fast wear. Atualmente o Grupo Arezzo não possui fábricas, lança quatro novos modelos por dia e possui planos arrojados para abrir 300 lojas na China.
O QUE É CRIAR?
Grandes negócios nascem do “útero” de seus idealizadores! Possuem o DNA do fundador na marca. É um filho, amado e querido que o sonhador possui o dom de criar.
Criar não significa desenvolver! Ter um sonho, uma estratégia que diferencia o negócio, sem dúvida faz toda diferença, porém, um negócio não sobrevive somente de produtos ou serviços.
BASES SÓLIDAS
Para desenvolver um negócio com profissionalismo é necessário desenvolver as bases, que são as áreas: financeira, comercial, recursos humanos e marketing. Uma não vive sem a outra! E por mais que o seu produto seja maravilhoso há uma grande probabilidade de não decolar se uma das áreas de apoio não estiver estruturada.
Há uma grande tendência do empresário, normalmente o criador, se preocupar somente com a criação e fabricação. Deixando as outras áreas nas mãos de profissionais nem sempre qualificados, ou atraindo um parente, amigo para ajudar. Ledo engano.
CONHEÇA UM POUCO DE CADA ÁREA
Você empresário, não tem a obrigação de atuar em todas as áreas, mas tem a obrigação de conhecer, sabendo assim, o que é esperado de cada uma delas. Como se encaixam, fazendo o fluxo dos processos acontecerem, apoiando a criação e o desenvolvimento do produto, seu sonho!
PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
Atraia profissionais qualificados para serem os gestores do seu negócio. Pessoas capacitadas, envolvidas e bem remuneradas, porém, já sabemos qual é o problema, normalmente um negócio nos seus primeiros 04 a 05 anos não possui caixa para remunerar um profissional desse nível. Assim sendo, você tem duas possibilidades: transformá-lo em sócio do seu negócio ou, a opção mais aprazível, ter uma participação sobre os resultados.
INVISTA COMO PODE
Mas, apesar de todas as dificuldades encontradas, o importante é não desistir.
O Google, por exemplo, em 1998, apesar da febre das .com, os fundadores Larry e Sergey, não encontraram um investidor que financiasse o Google, e iniciaram a empresa com dinheiro cedido pelas suas famílias e amigos íntimos.
CONCLUSÃO
Criar um negócio não é tarefa fácil, mas quem tem espírito empreendedor não foge de desafios! A saída então é ter muita disciplina e planejar. Procure ajuda de especialistas e troque muitas ideias com profissionais que você identifica competentes para tanto. A Conex Negócios possui os profissionais capacitados para desenvolver sua ideia e estruturar seu negócio. Consulte-nos!
Alessandra Rech Tortelli is CEO of Conex Negócios, graduated in Administration and has an MBA in Retail Management, Franchise Management and Omnichannel Retail. She worked as an internal consultant and manager of large companies, such as: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili, etc., in 2010 she founded Conex Negócios, a consultancy company focused on Structuring and Expansion of Companies, she is also a speaker, teacher and creator of the startup ConexHub. Alessandra loves challenges and being connected with entrepreneurs, promoting exchanges, experiences and knowledge. She believes that we are all interconnected, that the challenge of one is the challenge of all!