Cada dia mais, é possível se observar uma tendência intrigante: a Geração Z, tão definida por sua afinidade com tecnologia e valores progressistas, demostra um total desinteresse por posições de lideranças tradicionais.
Dentro deste artigo, vamos explorar as razões por trás dessa tendência e como empresas podem se adaptar para atrair e engajar a atual geração.
Valores e expectativas da Geração Z
Ao debruçarmos sobre como essa geração se comporta, podemos ver que há uma supervalorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, rejeitando a ideia de que o sucesso profissional deve sacrificar a vida pessoal. Por isso, esse grupo está sempre em busca de empregos que promovam um ambiente de trabalho mais flexível e autônomo.
Ao buscarem por trabalhos que possuem um impacto positivo, a Geração Z visa encontrar organizações que demonstram comprometimento com a transparência, sustentabilidade e práticas éticas.
Logo, uma empresa que tem como valor a responsabilidade social, pode não somente atrair, mas realmente gerar engajamento da Geração Z.
Percepção sobre lideranças tradicionais
O modelo tradicional de liderança não atrai a Geração Z!
Sim, existe uma clara resistência ao modelo hierárquico tradicional, para esse novo grupo de pessoas, ele é visto como ultrapassado e ineficaz. Para eles, uma abordagem mais horizontal, onde a comunicação é aberta e as decisões são mais colaborativas, faz muito mais sentido.
Por isso, esse grupo valoriza líderes que agem como mentores, ao invés de chefes autoritários. Fazendo com que a liderança seja um recurso para o desenvolvimento pessoal e profissional, e não apenas uma posição de poder.
Impacto das tecnologias e das redes sociais
As redes sociais e a constante conectividade influenciam como a Geração Z vê o mundo e se comporta. Logo, isso interfere em suas expectativas de trabalho. Esse grupo está acostumado a ter acesso imediato a informações e preferem comunicações rápidas, diretas e eficientes.
A tecnologia também permite modelos de trabalhos mais flexíveis, como o home office ou trabalho remoto, e com isso, o interesse em posições de liderança tradicionais que exigem presença constante em um local de trabalho também diminui.
Processos seletivos com a Geração Z
Em vídeo feito pela Pacto Global da ONU – Rede Brasil inserido acima, podemos observar uma jovem, com o nome de Bianca, durante entrevistas de emprego onde ela assume um papel ativo ao questionar gerentes de Recursos Humanos sobre práticas e visões futuras das empresas.
Esse comportamento é emblemático da Geração Z, que valoriza a transparência, a responsabilidade social e um compromisso genuíno com questões como meio ambiente e igualdade de gênero.
Bianca não apenas busca um cargo, mas também avalia se a empresa corresponde aos seus valores éticos e sociais, um aspecto crucial que as organizações precisam reconhecer para atrair e reter talentos dessa geração.
Como algumas empresas estão se adaptando a Geração Z
Como case de sucesso em retenção de talentos da Geração Z, nós trouxemos um pouco de como a AZCorp Tech, empresa de tecnologia com foco em banco de dados, cloud e observabilidade, tem trabalhado com essa nova geração.
Ao conversar com Elisa Batista, coordenadora do setor de desenvolvimento do time, pudemos observar que treinar pessoas é um investimento necessário para o sucesso de qualquer negócio. Segundo ela: “Acreditamos fortemente que desenvolver pessoas e profissionais seja primordial em um mundo que está em constante mudança. Por isso, algumas estratégias e base de trabalho se vão, mas a pessoa e sua essência ficam”.
Dentro da AZCorp, cada colaborador que chega passa por um período de treinamento, com trilhas de ensino focadas para cada área e isso além de gerar mais produtividade e qualidade no trabalho, também faz com que os mesmos consigam se tornar parte da organização, encontrando um ponto para se sentir parte da empresa como um todo.
Ao trabalhar essa vertente juntamente com a possibilidade de trabalho híbrido, Elisa diz que estão alcançando uma porcentagem satisfatória de retenção de novos talentos, assim como tem ajudado a fazer com que a nova geração tenha mais vontade de subir degraus e assumir postos de liderança dentro da equipe.
Estratégias para atrair a Geração Z para a liderança
Acima vimos o caso da AZCORP Tech, mas como realmente atrair a geração Z?
É preciso adaptar suas estruturas para entregar mais autonomia e oportunidades de crescimento pessoal. Isso inclui oferecer treinamentos que desenvolvam habilidades emocionais e de gestão adaptativas.
Programas de mentoria, especialmente aqueles que conectam jovens com líderes mais experientes que compartilham seus valores e propósitos, podem funcionar de forma bem eficaz.
Além disso, é essencial proporcionar benefícios alinhados com preocupações sociais e ambientais.
Ou seja, para atrair a Geração Z é preciso redefinir o conceito de liderança. As empresas que desejam cultivar líderes desse grupo devem considerar suas necessidades e valores, promovendo uma nova cultura, uma cultura que prioriza a flexibilidade, a inclusão e a responsabilidade social.
Com essas adaptações, é possível não somente atrair, mas também reter talentos da Geração Z em inúmeras posições dentro de uma organização, inclusive nas posições de liderança.
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Alessandra Rech Tortelli é CEO da Conex Negócios, graduada em Administração possui MBA em Gestão de Varejo, Gestão de Franquias e Varejo Omnichannel. Trabalhou como consultora interna e gerente de grandes empresas, como: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili etc, em 2010 fundou a Conex Negócios, empresa de consultoria focada em Estruturação e Expansão de Empresas, também é palestrante, professora e idealizadora da startup ConexHub. A Alessandra adora desafios e estar conectada com empreendedores, promovendo trocas, experiências e conhecimento. Ela acredito que todos estamos interligados, que o desafio de um, é o desafio de todos!