A estruturação de negócios é o caminho para profissionalizar a gestão empresarial e assim, atingir melhores resultados.
Afinal, em um cenário cada vez mais competitivo, a gestão eficaz é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, uma das estratégias essenciais para alcançar uma gestão de resultados sólida é a estruturação adequado do negócio.
Dentro deste artigo, vamos explorar como essa estruturação pode ser o caminho para atingir resultados consistentes e sustentáveis.
Acompanhe com a gente!
Planejamento estratégico
A estruturação começa com um planejamento estratégico sólido. Isso envolve definir de forma clara quais são os objetivos empresariais: identificar o público-alvo, analisar a concorrência e assim, estabelecer um plano de ação bem elaborado.
Dessa forma, um plano estratégico servirá como um guia para todas as operações da empresa, orientando as decisões diárias em direção aos resultados que os gestores desejam alcançar.
Organização interna na estruturação de negócios
Uma estrutura organizacional bem projetada é essencial para uma gestão eficaz, mas o que isso inclui?
Inclui a alocação adequada de recursos humanos, assim como a definição de responsabilidades e a criação de um fluxo de comunicação eficiente.
Uma empresa bem estruturada sabe alocar seu capital humano, facilita a comunicação, minimiza conflitos internos, assim como melhora a eficiência operacional e permite aos seus colaboradores que cada um foque em suas tarefas específicas.
Análise de custos e receitas
Aqui vamos citar uma parte crucial da gestão de resultados: a análise constante dos custos e receitas. A estruturação de um negócio visa implementar sistemas de controles financeiros sólidos. Com isso, é possível identificar áreas de desperdício, assim como otimizar investimentos e maximizar o retorno sobre o investimento.
Definição de Processos
A produtividade dos colaboradores é otimizada quando há a compreensão clara do início ao fim dos processos, responsáveis, prazos e as entregas.
Controle de Indicadores de Desempenho e Qualidade (OKRs)
Os objetivos macros da empresa são divididos em objetivos menores. Estes objetivos precisam ter metas adequadas, como prazos, percentuais ou resultados para realização em curtos períodos: diário, semanal e mensal. Alguns indicadores de desempenho muito utilizados que eu sugiro a implantação no seu negócio:
- Ticket Médio: Valor médio de compras realizadas pelos clientes por vendedor ou canal de vendas, em determinado período;
- Produto por Atendimento: a quantidade de itens adquirida;
- Aproveitamento (%): Percentual de clientes que visitaram a sua loja x percentual de clientes compradores, por vendedor ou canal de vendas;
- CAC: Custo de Aquisição de Cliente. Você entenderá que é muito mais caro conquistar um novo cliente que fideliza-lo;
- LTV (Life Time Value): Tempo de vida de um cliente se relacionando com a sua marca. Exemplo: 70% dos usuários de Iphone sequer consideram outra marca.
Adaptabilidade e escalabilidade na estruturação de negócios
Uma estrutura de negócios bem pensada, deve ser flexível e escalável. À medida que a empresa cresce, a estrutura deve ser capaz de acomodar essa expansão sem grandes interrupções. Ao ter essa adaptabilidade, é possível que a empresa se ajuste às mudanças no mercado e também nas condições econômicas que são variáveis. Em um mundo em constante mudança, principalmente tecnológica, é muito importante que a empresa monitore tendências e a concorrência para poder estar na frente e se adaptar com facilidade as novidades.
Cumprimento regulatório
A estruturação adequada também envolve cumprir as regulamentações governamentais e fiscais. Com isso, evitamos multas e problemas legais que podem prejudicar a empresa. Ou seja, manter-se em conformidade com as leis regulatórias é fundamental para uma gestão de resultados sólida e uma reputação empresarial positiva de forma interna e externa.
Em resumo, a estruturação de um plano de negócios é fundamental para alcançar uma gestão de resultados eficaz. Ela envolve planejamento estratégico, organização interna, análise financeira, adaptabilidade e cumprimento regulatório. Empresas que investem tempo e recursos na estruturação de seus negócios estão em uma posição melhor para alcançar resultados consistentes e sustentáveis no longo prazo. Não subestime o poder de uma estrutura sólida, esse é e será sempre o alicerce para o sucesso empresarial duradouro.
Em uma empresa estruturada, os colaboradores, a liderança tem mais satisfação para trabalhar, pois o trabalho flui, e você empresário não precisa ficar apagando incêndios o tempo todo ou na correria do operacional, sem poder focar em resultados. Mas não imagine que neste momento de estruturação a sua empresa se autogerenciará, fantasia! Ela ainda precisa muito de você para a implantação e controle. Sendo bem estruturada, será mais fácil implantar a automação de processos. Mas isso é pauta para o próximo texto! Aguardo vocês.
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Alessandra Rech Tortelli é CEO da Conex Negócios, graduada em Administração possui MBA em Gestão de Varejo, Gestão de Franquias e Varejo Omnichannel. Trabalhou como consultora interna e gerente de grandes empresas, como: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili etc, em 2010 fundou a Conex Negócios, empresa de consultoria focada em Estruturação e Expansão de Empresas, também é palestrante, professora e idealizadora da startup ConexHub. A Alessandra adora desafios e estar conectada com empreendedores, promovendo trocas, experiências e conhecimento. Ela acredito que todos estamos interligados, que o desafio de um, é o desafio de todos!