Estou cansada de ler e ouvir que diferenciais de uma marca são elementos como: preços competitivos, ótimo atendimento perfeito pós-venda. Ou ainda localização estratégica, equipes treinadas… isso são deveres que uma empresa deve entregar para o seu cliente.
A maioria dos empresários está em busca da geração de caixa. De lucro, e muitas vezes não conseguem entender que lucro é consequência de um longo processo de desenvolvimento de um negócio. Consequentemente de marca, e para se tornar lucrativo precisa ser interessante, desejada e admirada.
Os diferenciais mudam conforme o perfil do seu consumidor, o que é diferencial hoje – amanhã pode não ser mais.
Atualmente as pessoas querem respeitar e admirar uma marca
Quando uma marca atinge esse patamar, ela tem identidade própria. Se torna adulta e seus admiradores conduzem sua evolução. Sendo assim, o que sua marca oferece para ser respeitada e admirada? Pense bem! Alguns valores são intrínsecos ao seu negócio.
Veja aqui diferenciais que podem transformar o seu negócio:
– Negócios Sustentáveis: conceito tão comentado, vamos entender seu significado. A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo. Preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes. Mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais – Fonte Wikipédia.
Portanto, se a sua empresa não recicla. Não desenvolve ações sociais. Não pratica a economia de recursos naturais e não está nem aí para o meio ambiente e a consequência que os seus produtos podem provocar: ela não é sustentável. Mas o oposto disso pode ser um grande diferencial.
Uma marca de Produtos Orgânicos
produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxico e sem fertilizantes químicos. Eles provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais. Que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta. Para usar esse selo é necessário ter garantia da procedência dos fornecedores e insumos utilizados para o produto final.
Valores de uma marca
Não são só palavrinhas bonitas colocadas em um planejamento estratégico. São o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente – Fonte significados.com.br
Os valores de uma empresa são normalmente os valores do seu Fundador. Os valores morais e éticos que o Fundador imprime no seu negócio possuem efeito cadeia. Igualmente são transmitidos para seus colaboradores, fornecedores, gerações da família e para o consumidor.
Design
É o desenvolvimento de aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto. Também a segurança e a satisfação dos usuários. – Fonte marketdesing.com.br
Sim, o design é um grande diferencial destacando-se de muitos atributos, assim como a criatividade e a agilidade. As marcas que conseguem se destacar por estes diferenciais logo tomam postos de liderança, porém, eles não são desenvolvidos sozinhos, devem estar acompanhados pelo desenvolvimento de uma marca posicionada e um negócio profissional.
Em síntese, nesse momento de forte mudança comportamental do consumidor e de transição econômica, onde a crise limpou um grande número de negócios despreparados. Planeje seu negócio a longo prazo e crie reais diferenciais gerando real valor ao seu negócio.
Alessandra Rech Tortelli é CEO da Conex Negócios, graduada em Administração possui MBA em Gestão de Varejo, Gestão de Franquias e Varejo Omnichannel. Trabalhou como consultora interna e gerente de grandes empresas, como: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili etc, em 2010 fundou a Conex Negócios, empresa de consultoria focada em Estruturação e Expansão de Empresas, também é palestrante, professora e idealizadora da startup ConexHub. A Alessandra adora desafios e estar conectada com empreendedores, promovendo trocas, experiências e conhecimento. Ela acredito que todos estamos interligados, que o desafio de um, é o desafio de todos!
A real visão de um bom negócio! Muito bom!!!
Obrigada Caroline! Comentários fazerm valer a pena a imersão e pesquisa para continuar escrevendo.
Como diz o ditado popular, “com crise se cresce” e é justamente observando algumas tendências que você pode tirar proveito e fazer com que o seu novo negócio deslanche. Ótimas dicas!
Obrigada Victor! Ótima colocação.