Omnichannel

Omnichannel – a Franquia Integrada ao Canal de Vendas

A Pandemia acelerou as tendências digitais, dentre elas, a integração da Franquia como o principal canal de vendas e centro de distribuição, tornando o multichannel em omnichannel. Assim fortalecendo ainda mais o sistema de Franquias.

Segundo Cristiano Chaussard, Diretor da Flexy – Plataforma tecnológica e de serviços digitais –  o modelo de Franquia, onde o franqueador vende seu know-how para outros empresários, está mais do que consolidado no Brasil. No entanto, você sabia que muitas franquias ainda demonstram resistência em expandir seus negócios para além da loja física?

Mesmo diante dos números animadores do comércio eletrônico e da evolução dos hábitos de consumo do brasileiro – hoje, somos quase 60 milhões de e-consumidores (E-bit, 2018). Muitas redes ainda preferem manter seus negócios apenas offline. O motivo principal: a inserção de um novo canal de vendas é, muitas vezes, encarado como ameaça. Muitas redes de franquias já até estão presentes na web, mas algumas ainda separam o online do offline, amarrando o franqueado, por exigência contratual, só ao offline.

Isso acaba gerando conflitos desnecessários entre franqueadores e franqueados. O e-commerce da empresa vai competir com cada unidade? A loja física não pode mencionar a loja online? O que acontece é que muitos gestores não enxergam a oportunidade que têm em mãos. A ideia de criar um e-commerce não é de excluir os franqueados mas, sim, de envolver toda a cadeia comercial.

A união faz mesmo a força e neste caso, ela pode ajudar não só a faturar mais, mas também a reduzir custos, organizar fornecedores e garantir a qualidade do serviço de todas as unidades!

Em se tratando de gestão de conflitos entre franqueadores e franqueados e gestão de fornecedores, há duas soluções possíveis para franquias – ambas utilizando tecnologia de marketplace:

1. E-commerce Descentralizado: criação de uma loja virtual da franquia que utiliza cada unidade como “centro de distribuição” das compras realizadas na internet.

2. Central de Fornecimento Online: criação de um portal para cadastro de fornecedores – empresas responsáveis pelos insumos que a franquia precisa para funcionar – com o objetivo de garantir o padrão de qualidade em todas as unidades.

E-commerce Descentralizado

De fato, o modelo de negócio de uma franquia exige um e-commerce diferente do convencional. Uma franqueadora costuma distribuir suas lojas físicas em vários lugares do país, com diferentes proprietários, cada uma com o seu estoque independente e processos singulares, que variam para cada empreendedor.

Neste contexto, é impossível desprezar a força dos franqueados. Portanto, incluí-los no processo de vendas do e-commerce não é uma opção, e sim a única saída! Uma das soluções para o e-commerce para franquias é o e-commerce descentralizado.

Envolvendo os franqueados no processo venda

Neste modelo de marketplace, a franqueadora, que investe em e-commerce para venda direta ao consumidor final, oferece para cada unidade da rede uma loja virtual “montada”que será hospedada no mesmo portal da marca.

Nesse caso, a franqueadora não possui estoque físico, apenas provê a tecnologia e encaminha os pedidos feitos pela plataforma online para a loja físicautilizando variáveis para escolher a melhor loja para atender determinado pedido. Seja por proximidade geográfica, sorteio ou fila (quando os pedidos seguem uma ordem e os franqueados precisam aguardar sua vez).

Quando o estoque é administrado somente pelas unidades, com total independência, a franqueadora torna-se mais enxuta, imobiliza menos capital, padroniza a exibição dos produtos da marca e tem informação disponível sobre toda a sua rede, podendo integrar os estoques e receber alertas de reposição. Já o franqueado ganha independência administrativa e maior domínio sobre a sua região.

É importante que toda a rede de franqueados esteja pronta para o e-commerce descentralizado. Escolha começar por aquelas que tenham estrutura e experiência para prestar o serviço e que tenham mais interesse – você pode definir níveis de participação como preferir.

Central de Fornecimento Online

O crescimento do número de unidades de franquias traz ainda outro desafio para os gestores: manter o padrão de qualidade em todas as lojas, por mais longe que elas estejam uma das outras.

Para garantir essa padronização, deve existir um controle rigoroso dos fornecedores escolhidos. Isto é, o franqueador deve ser capaz de intermediar as compras feitas por todos os franqueados: controlar o que está sendo adquirido, ter acesso aos dados de compras e informações sobre a qualidade dos produtos. Para solucionar esses problemas, o franqueador pode criar uma plataforma de marketplace destinada ao cadastro de fornecedores: a Central de Fornecimento online.

A integração do físico com o online já é realidade, as redes de Franquias precisam equilibrar a cadeia de valores e centralizar seus esforços no atendimento ao consumidor final (CPF), fortalecendo a rede omnichannel e criando valor (R$) para a marca.

2 Comments

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.