O Brasileiro evoluiu em seus hábitos de consumo, e após experimentar o que lhe é prazeroso dificilmente irá retroagir aos antigos hábitos e marcas. A necessidade de novos e melhores produtos desponta.
Como todo bom negócio são as empresas, produtos e marcas que precisam se adequar ao seu mercado, sendo assim, pode-se afirmar que a forma tradicional de fazer negócios está em declínio!
As empresas precisam se adequar a um novo perfil de consumidor, que não se resume à idade, sexo, endereço, e-mail… e sim, ao estilo de vida, às necessidades e desejos de um consumidor engajando, interativo e consciente da sua importância.
Novos mercados e segmentos começam a despontar e, como todo negócio, o crescimento é lento e gradativo, mas com muito potencial. Imagine um iceberg e todo potencial além do que nele vemos para ser explorado.
Seguem algumas sugestões de mercados e tendências em crescimento para você se inspirar e transformar seu negócio atual ou ser um corajoso desbravador, um Empreendedor.
- Terceira Idade: saúde preventiva, ocupação, entretenimento, turismo, lazer, alimentação adequada.
- Animais: nova família, alimentação equilibrada, medicamentos, atendimento a diferentes animais, companhia, lazer, brinquedos, hospedagem.
- Conveniência: rapidez, facilidade e simplicidade para fazer compras, unir o útil ao agradável.
- Personalizar: o novo cliente adora escutar e ver o seu nome estampado ou customizado para seu uso, cliente VIP quer ser reconhecido através de descontos, presentes ou benefícios.
- Alimentação: saudável e equilibrada, sem glúten, sem lactose, vegano, orgânica, leve, rápida e prazerosa, novos temperos e sabores, novas tribos: Indiana, Mexicana, Thailandesa…gourmet, slow food, take away, delivery.
- Fusão cultural: somos naturalmente curiosos e em especial pela cultura oriental, incremente através de datas comemorativas, alimentação, vestimenta, esportes, lazer… lembrando que sempre é interessante adequar aos hábitos locais.
- Novas famílias: menores, sem filhos, do mesmo sexo, de amigos, aumento do poder de consumo, filhos adultos morando com os pais.
- Sustentável: consumo consciente, reutilizável, compartilhado, saudável, preservar.
- Locomoção: não poluentes, embarcações, bicicleta, skate, motos, compartilhada, apoio ao usuário: banho, lockers, manutenção…
- Conhecimento: autodidata, continuado, prazeroso, prático, compartilhado, focado.
- Tecnologia: o mobile technology vai continuar a ditar regras, a fusão entre o virtual e o física e a convergência entre os canais será cada vez mais necessárias, com isso ocorrerá substituição da mão de obra barata, necessidade de maior agilidade, facilidade para pesquisa, conhecimento, interatividade, diferenciação, apoio para tomadas de decisão sendo impossível ficar de fora.
- Fidelidade: reconhecimento, benefícios, novidades, convites, exclusividades.
Lembrando que, para mensurar o sucesso de um negócio não podemos pensar somente no retorno financeiro que ele pode lhe propiciar e sim na sua felicidade. Um será ótimo se você não perceber a diferença entre um domingo e uma segunda-feira.
O site trendwatching.com apresenta várias tendências de mercado para se apostar em 2015!
Boa Sorte e Sucesso!
Alessandra Rech Tortelli é CEO da Conex Negócios, graduada em Administração possui MBA em Gestão de Varejo, Gestão de Franquias e Varejo Omnichannel. Trabalhou como consultora interna e gerente de grandes empresas, como: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili etc, em 2010 fundou a Conex Negócios, empresa de consultoria focada em Estruturação e Expansão de Empresas, também é palestrante, professora e idealizadora da startup ConexHub. A Alessandra adora desafios e estar conectada com empreendedores, promovendo trocas, experiências e conhecimento. Ela acredito que todos estamos interligados, que o desafio de um, é o desafio de todos!