Estou cansada de ler e ouvir que diferenciais de uma marca são elementos como: preços competitivos, ótimo atendimento perfeito pós-venda. Ou ainda localização estratégica, equipes treinadas… isso são deveres que uma empresa deve entregar para o seu cliente.
A maioria dos empresários está em busca da geração de caixa. De lucro, e muitas vezes não conseguem entender que lucro é consequência de um longo processo de desenvolvimento de um negócio. Consequentemente de marca, e para se tornar lucrativo precisa ser interessante, desejada e admirada.
Os diferenciais mudam conforme o perfil do seu consumidor, o que é diferencial hoje – amanhã pode não ser mais.
Atualmente as pessoas querem respeitar e admirar uma marca
Quando uma marca atinge esse patamar, ela tem identidade própria. Se torna adulta e seus admiradores conduzem sua evolução. Sendo assim, o que sua marca oferece para ser respeitada e admirada? Pense bem! Alguns valores são intrínsecos ao seu negócio.
Veja aqui diferenciais que podem transformar o seu negócio:
– Negócios Sustentáveis: conceito tão comentado, vamos entender seu significado. A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo. Preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes. Mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais – Fonte Wikipédia.
Portanto, se a sua empresa não recicla. Não desenvolve ações sociais. Não pratica a economia de recursos naturais e não está nem aí para o meio ambiente e a consequência que os seus produtos podem provocar: ela não é sustentável. Mas o oposto disso pode ser um grande diferencial.
Uma marca de Produtos Orgânicos
produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxico e sem fertilizantes químicos. Eles provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais. Que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta. Para usar esse selo é necessário ter garantia da procedência dos fornecedores e insumos utilizados para o produto final.
Valores de uma marca
Não são só palavrinhas bonitas colocadas em um planejamento estratégico. São o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente – Fonte significados.com.br
Os valores de uma empresa são normalmente os valores do seu Fundador. Os valores morais e éticos que o Fundador imprime no seu negócio possuem efeito cadeia. Igualmente são transmitidos para seus colaboradores, fornecedores, gerações da família e para o consumidor.
Design
É o desenvolvimento de aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto. Também a segurança e a satisfação dos usuários. – Fonte marketdesing.com.br
Sim, o design é um grande diferencial destacando-se de muitos atributos, assim como a criatividade e a agilidade. As marcas que conseguem se destacar por estes diferenciais logo tomam postos de liderança, porém, eles não são desenvolvidos sozinhos, devem estar acompanhados pelo desenvolvimento de uma marca posicionada e um negócio profissional.
Em síntese, nesse momento de forte mudança comportamental do consumidor e de transição econômica, onde a crise limpou um grande número de negócios despreparados. Planeje seu negócio a longo prazo e crie reais diferenciais gerando real valor ao seu negócio.
Alessandra Rech Tortelli is CEO of Conex Negócios, graduated in Administration and has an MBA in Retail Management, Franchise Management and Omnichannel Retail. She worked as an internal consultant and manager of large companies, such as: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili, etc., in 2010 she founded Conex Negócios, a consultancy company focused on Structuring and Expansion of Companies, she is also a speaker, teacher and creator of the startup ConexHub. Alessandra loves challenges and being connected with entrepreneurs, promoting exchanges, experiences and knowledge. She believes that we are all interconnected, that the challenge of one is the challenge of all!
A real visão de um bom negócio! Muito bom!!!
Obrigada Caroline! Comentários fazerm valer a pena a imersão e pesquisa para continuar escrevendo.
Como diz o ditado popular, “com crise se cresce” e é justamente observando algumas tendências que você pode tirar proveito e fazer com que o seu novo negócio deslanche. Ótimas dicas!
Obrigada Victor! Ótima colocação.