O sonho de todo Brasileiro é ter o seu negócio, ser empresário, é sinônimo de independência, liberdade, horários flexíveis, ter o carro do ano e até mesmo o poder libertatório que a palavra transmite.
Ledo engano, ser empresário exige muito mais horas de dedicação que ser CLT (contrato via Consolidação das Leis do Trabalho), exige ser multifuncional, planejar, executar e controlar, estar preparado para oscilações que afetam seu negócio, seus fornecedores, sua equipe e diretamente o faturamento da empresa, estar preparado para noites mal dormidas, preocupação e instabilidade.
Por esses motivos o segmento de Franquias tomou um vulto desproporcional no Brasil se comparado ao crescimento do PIB nacional, até mesmo do setor de Serviços, principal setor de atuação.
Os futuros empresários visam aplicar seus investimentos em algo menos arriscado, preferencialmente já testado onde não será necessário planejar tanto nem se dedicar em períodos integrais. Enganam-se, ser empresário de um bom negócio no sistema de Franquias exige muita dedicação, tanto ou mais que ser proprietário exclusivo do seu próprio negócio.
Aí vai algumas dicas para quem pensa em ser Franqueado:
▪ Goste muito do segmento em que você vai atuar, identifique-se, para trabalhar com prazer;
▪ Esteja preparado para seguir regras, muitas regras, você não será o único dono do seu negócio!
▪ Goste muito de pessoas, você vai precisar ter muita paciência!
▪ Aprecie números e aprenda a trabalhar com eles, ou gaste mais do planejado e contrate um excelente profissional;
▪ Prepare-se para não tirar férias por no mínimo dois anos, você já imagina o por quê?
▪ Saiba comemorar, abraçar e elogiar. Sua equipe vai precisar.
E por fim, e a principal:
Escolha uma Franqueadora preocupada em lhe acompanhar, ensinar, inovar e não somente lhe auditar. Para isso, antes de adquirir a Franquia, converse muito com vários Franqueados da rede, tire todas as suas dúvidas e leia atentamente a COF (Circular de Oferta de Franquia), esse é o principal momento de negociação.
Aumente o foco da sua visão e perceba que várias marcas em novos nichos, nem tão conhecidas, estão surgindo, com propostas muito atrativas. Esse é o futuro do mercado nacional de Franquias, especialização em nichos de mercado. Valorize as marcas associadas à ABF (Associação Brasileira de Franquias), que realizam uma criteriosa seleção de candidatos, apresentando inclusive, a análise de viabilidade financeira da futura Franquia.
Para elucidar um pouco mais a idéia dos papéis da Franqueadora e do Franqueado, imagine um grande guarda-chuva e embaixo dele várias pessoas, a Franqueadora é este guarda-chuva, planeja e controla de forma a abranger toda rede, e o Franqueado está sob esse guarda-chuva, e atua local.
A perfeita sintonia e sinergia desses papéis, é o que faz um negócio e uma rede Franqueada de sucesso!
Alessandra Rech Tortelli is CEO of Conex Negócios, graduated in Administration and has an MBA in Retail Management, Franchise Management and Omnichannel Retail. She worked as an internal consultant and manager of large companies, such as: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili, etc., in 2010 she founded Conex Negócios, a consultancy company focused on Structuring and Expansion of Companies, she is also a speaker, teacher and creator of the startup ConexHub. Alessandra loves challenges and being connected with entrepreneurs, promoting exchanges, experiences and knowledge. She believes that we are all interconnected, that the challenge of one is the challenge of all!
Olá, eu gostaria de ter uma franquia no ramo de moveis, aguardo contato. Obrigado!
Boa Noite! Tenho muita vontade de ter uma franquia no ramo de decoracao, presentes, flores artificiais.
Sera que tem algo ai para este segmento.
Desde ja muitissimo obrigada.