A palestra A Call to Courage da Pesquisadora Brené Brown disponível no Netflix é um chamado para refletirmos sobre o poder da Vulnerabilidade.
De uma forma simples e divertida contando histórias pessoais, Brené apresenta informações e dados da sua pesquisa realizada com mais de 400 mil entrevistados em 20 anos de trabalho, sobre amor, coragem, felicidade, pertencimento e vulnerabilidade.
Em uma das histórias, Brené comenta que o medo da crítica e do constrangimento eram tão grandes a ponto de a deixar paralisada e fazê-la construir uma vida de pequenezas. Ela não se arriscava, não se expunha. Preferia enviar seu trabalho para jornais pequenos, jamais para o NY Times, até que foi convidada para falar no TEDx de Houston, aceitou e resolveu apresentar sua vulnerabilidade.
Recebeu uma enxurrada de críticas horríveis, sentiu na pele seu medo da vulnerabilidade, mas decidiu optar pela coragem da exposição.
Brené cita Theodoro Roosevelt, ex-presidente americano como incentivador para continuar seu trabalho:
Não é o crítico que importa
Nem aquele que aponta quando o outro tropeça
Nem aquele que diz o que o outro deveria ter agido diferente
O mérito e do homem na Arena
Aquele com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, que se empenha,
Que erra, que fracassa uma, duas, três, quatro vezes
Aquele que no final, embora conheça o triunfo da vitória pode até fracassar, mas se arriscando a ser imperfeito!
Um empresário vive na Arena, Precisa ser corajoso, destemido, se arriscar.
Em vez de fingir perfeição e se fechar em uma armadura, ela sugere que colegas e chefes estejam abertos para o risco de errar, para as conversas difíceis. O medo de arriscar mata a criatividade e a inovação. Ousar ser vulnerável e topar falhar leva a resultados muito melhores, de acordo com Brené.
Se escolher uma vida na Arena você vai sofrer, vai fracassar, vai perder, vai aprender o significado do sofrimento.
É uma escolha que você faz diariamente!
Vulnerabilidade não é ganhar nem perder.
É ter coragem de se expor mesmos sem poder controlar o resultado.
Alessandra Rech Tortelli is CEO of Conex Negócios, graduated in Administration and has an MBA in Retail Management, Franchise Management and Omnichannel Retail. She worked as an internal consultant and manager of large companies, such as: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili, etc., in 2010 she founded Conex Negócios, a consultancy company focused on Structuring and Expansion of Companies, she is also a speaker, teacher and creator of the startup ConexHub. Alessandra loves challenges and being connected with entrepreneurs, promoting exchanges, experiences and knowledge. She believes that we are all interconnected, that the challenge of one is the challenge of all!