Revista Franquia Franquias Estrangeiras

Como funcionam as franquias de sucesso?

Revista Franquia Franquias Estrangeiras

Franquias 

Nos últimos dias, a empreendedora Thalia Nunes Lima de 26 anos, viralizou no TikTok.

O motivo? Thalia mostra uma cozinha fechada e expõe que a rede The B-Burgers teria fechado mais de 100 franquias após fazer uma má gestão de suas franqueadas.

A rede tinha como um de seus sócios, o influenciador Carlinhos Maia e segundo a empreendedora, ela foi uma das inúmeras pessoas que se deixaram influenciar por Carlinhos para se tornar uma franqueada da rede com o objetivo de conquistar vendas e lucros absurdos.

A The B-Burger foi fundada em 2018 na cidade de Aracaju (SE) pelo chef de cozinha Ítalo Bruno e decidiu iniciar sua expansão em 2020, chegando ao total de 20 lojas naquele ano. Somente em 2021, a rede passou a contar com Carlinhos Maia em seu quadro de sócios.

O resultado foi a venda de mais de 100 unidades de franquias que não conseguiram o suporte adequado para sua estruturação e funcionamento adequado. Com isso, muitos franqueados tiveram péssimas avaliações de seus clientes e consequentemente, tiveram que fechar suas portas.

Isso nos leva ao questionamento: como funcionam as franquias de sucesso?

Uma franquia de sucesso é aquela que consegue estabelecer e manter um modelo de negócio sólido, consolidado por meio de resultados em operações próprias, o que cria um exemplo para a modelagem da franquia.

Mas somente isso também não significa sucesso! Na formatação de franquia, o franqueador, com a ajuda da consultoria, deve levar em consideração os fatores externos e um modelo adequado para a expansão em diferentes praças, assim como investir em apoio contínuo aos franqueados.

Ou seja, existem fatores-chave que contribuem para o êxito de franquias como Cacau Show, O Boticário e Chilli Beans, por exemplo.

Neste artigo, nós vamos abordar esse fatores.

Conceito de negócio distintivo

Em primeiro lugar, uma franquia deve ter um modelo de negócio comprovado e diferenciado. Isso significa que a franquia, sendo uma loja física, deve oferecer uma experiência de compra. Produto ou serviço de qualidade não é mais diferencial. Isso porquê, para o cliente preferir ir até uma franquia, ele procura uma experiência sensitiva e emocional.

Replicabilidade e escalabilidade no seu negócio

Além disso, esse modelo de negócio deve ser replicável e escalável, ou seja, ele deve ser facilmente reproduzido em diferentes locais e até mesmo mercados. O desafio de formatar o negócio em um modelo replicável é nosso, da consultoria, portanto não existe uma boa franquia sem uma boa consultoria. Logo, a consultoria é a curadoria das Franquias.

Suporte contínuo

Outro fator essencial é o suporte contínuo que uma franquia deve oferecer para seus franqueados. Isso inclui desde treinamento inicial e contínuo, assistência na seleção do ponto comercial, análise dos custos de locação x projeção de faturamento, análise detalhada de geomarketing quanto a localização, apoio na contratação de colaboradores, assim como ações de marketing e publicidade, além de fornecimento de produtos ou serviços consistentes.

Ou seja, ao oferecer um sistema de suporte bem estruturado, isso garante que os franqueados tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para se tornar parte do sucesso da franquia que escolheram.

Comunicação efetiva e transparência

Também vale ressaltar que uma franquia de sucesso mantém sua comunicação ativa e eficaz com seus franqueados. O objetivo é trocar informações, ouvir suas preocupações e fornecer um feedback construtivo para melhoria de todas as partes envolvidas. Isso significa que um bom franqueado possui consultoria de campo direcionada a trabalhar a franquia com o franqueado e sua equipe, dessa forma, o franqueado nunca está sozinho.

Inovação e adaptação ao mercado

E claro, não podemos esquecer da importância de inovar e se adaptar em um mercado que está em constante evolução. Franquias de sucesso estão sempre atentas às tendências do mercado e são capazes de se adaptar a novas demandas e oportunidades que surgem.

Isso pode envolver desde a introdução de novos produtos, assim como a implementação de tecnologias que visem melhorar o atendimento ao cliente ou até mesmo a expansão para novos mercados.

Responsabilidades de um franqueado e de um franqueador

Vale salientar as responsabilidades de um franqueado e de um franqueador:

  • Franqueado: pensa e age local! É de responsabilidade do franqueado colocar em prática os ensinamentos que a franqueadora passou, desde as técnicas de vendas, controle de estoque, contratar orientado pelo perfil detalhado, realizar o controle de caixa, fazer a retirada do pró-labore combinado, compras de marcas e de fornecedores homologados ou recomendados, ou seja, o franqueado é responsável por fazer funcionar a franquia no dia a dia.
  • Franqueadora: É de responsabilidade da franqueadora o monitoramento contínuo dos resultados das franquias, estar sempre pronta para ajudar o franqueado no que for necessário. Então, estar atento as tendências de mercado, concorrência, crises, desenvolver novos produtos e serviços, promover a marca, desenvolver novas tecnologias que apoiem a franquia, investir muito em treinamentos (EAD) contínuos, acessar o ERP da franquia e acompanhar as compras, finanças e estoque, assim como realizar o trabalho de auditorias, mas não com o intuito de punir, mas sim contribuir para melhores resultados para ambos.

Por fim, uma franqueadora é um novo negócio, no qual o produto é a franquia, portanto se você sonha em ser um franqueado, primeiro desenvolva o seu negócio pensando em expandir, pense sempre como seria essa operação nas mãos de um terceiro? Como é possível entregar para o cliente o mesmo serviço e produto em outra cidade, estado, garantindo a mesma experiência que no seu negócio? O desafio não é pequeno, mas é engrandecedor! Conte com a Conex Negócios para te ajudar.

📱 +55 48 99132 1934
✉️ contato@conexnegocios.com.br
📷 Siga no Instagram

 

Conex Negócios