O impacto da Black Friday no Brasil
O impacto da Black Friday no cenário brasileiro é maior a cada ano, mas como chegamos a esse momento?
Afinal, a Black Friday não nasceu no Brasil. Nasceu nos Estados Unidos e se por lá a data se tornou um fenômeno de vendas, aqui no Brasil, a data conquistou definitivamente seu espaço no calendário comercial.
O evento, caracterizado por seus descontos irresistíveis, transcendeu fronteiras e se tornou um fenômeno anual que vai muito além de impulsionar as vendas, pois traz uma nova dinâmica de estratégias para o mercado nacional.
Por isso, dentro desse artigo, vamos falar sobre a importância de trabalhar muito bem a data para se destacar em meio à concorrência.
Divulgação
A Black Friday acontece somente na última sexta-feira de novembro, mas para ter bons resultados é importante iniciar a divulgação semanas antes do evento. Por isso, crie estratégias que gerem expectativa e consequentemente, interesse de seu público-alvo. Estratégias como oferecer ofertas exclusivas para quem se cadastrar previamente são uma maneira eficiente de construir uma base de clientes engajada com a sua marca.
Segmentação
Você conhece realmente o seu público-alvo? Se a resposta for “não”, já passou da hora de conhecer para poder segmentar de forma inteligente e assim, personalizar suas ofertas. Essa segmentação, com base em dados demográficos, comportamentais e de histórico de compras, permite que você ofereça ofertas que realmente impactem seu público, o que aumenta a chance de conversão de vendas!
Marketing Digital
As redes sociais são a maior vitrine para o seu negócio. Por isso, crie estratégias de marketing digital para ampliar sua comunicação nas redes sociais da sua marca. Invista em campanhas direcionadas, tráfego pago e aumente a visibilidade do seu negócio para vender mais.
Cases de sucesso na Black Friday
Diversas empresas já enxergaram o impacto da Black Friday no cenário brasileiro e com bons planejamentos, conseguiram se destacar entre seus concorrentes.
Entre as principais, podemos destacar a DAFITI que adotou a “Black Week” e divulgou suas ofertas durante toda a semana da sexta-feira do Black Friday, criando ofertas exclusivas para cada dia da semana. Para isso, a empresa realizou anúncios não somente em suas redes sociais, mas também no Google Ads e YouTube, resultando em um aumento de vendas durante toda a semana.
Além da DAFITI, o MERCADO LIVRE também desenvolveu uma campanha ainda em 2013 que fez toda a diferença para se destacar de seus concorrentes. A empresa investiu em Google Search e Google Display. Ao oferecer ótimos preços, frete grátis e parcelamento das compras sem juros para seus consumidores, a empresa se consolidou na Black Friday daquele ano e teve um aumento em 46% das suas vendas quando comparado ao ano de 2012.
Experiência do cliente na Black Friday
Como já dito no começo desse artigo, o impacto da Black Friday no cenário brasileiro é real e se além de impactar seu público-alvo com ofertas imperdíveis, você impactasse com uma experiência ao cliente que o faça voltar sempre para a sua loja? Garantir uma jorna de compra e pós-compra sem atritos é mais do que essencial. Por isso, otimize seu site para dispositivos móveis, capacite sua equipe para um atendimento especializado e personalizado e claro, forneça suporte ao cliente que garanta de verdade a sua satisfação.
Dados e métricas
Dados e métricas são valiosos e empresas que utilizam deles para tomar decisões, aumentam em 77% a chance de atingir as metas do seu negócio. Essas informações são de uma pesquisa feita pela Deloitte.
Ao coletar e analisar seus dados de forma correta, você pode criar estratégias que realmente alavanquem seus negócios em datas como a Black Friday.
Aproveite para ler nosso artigo sobre OKRs na gestão moderna.
Pronto. Agora podemos finalizar reforçando que a Black Friday não é apenas um evento de vendas, mas sim uma oportunidade estratégica para consolidar a presença da sua marca.
Por isso, adote estratégias inteligentes e faça com que sua marca não seja apenas uma entre tantas outras participantes.
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Alessandra Rech Tortelli é CEO da Conex Negócios, graduada em Administração possui MBA em Gestão de Varejo, Gestão de Franquias e Varejo Omnichannel. Trabalhou como consultora interna e gerente de grandes empresas, como: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili etc, em 2010 fundou a Conex Negócios, empresa de consultoria focada em Estruturação e Expansão de Empresas, também é palestrante, professora e idealizadora da startup ConexHub. A Alessandra adora desafios e estar conectada com empreendedores, promovendo trocas, experiências e conhecimento. Ela acredito que todos estamos interligados, que o desafio de um, é o desafio de todos!