A palestra Um Chamado para a Coragem da Pesquisadora Brené Brown disponível no Netflix é um chamado para refletirmos sobre o poder da Vulnerabilidade.
De uma forma simples e divertida contando histórias pessoais, Brené apresenta informações e dados da sua pesquisa realizada com mais de 400 mil entrevistados em 20 anos de trabalho, sobre amor, coragem, felicidade, pertencimento e vulnerabilidade.
Em uma das histórias, Brené comenta que o medo da crítica e do constrangimento eram tão grandes a ponto de a deixar paralisada e fazê-la construir uma vida de pequenezas. Ela não se arriscava, não se expunha. Preferia enviar seu trabalho para jornais pequenos, jamais para o NY Times, até que foi convidada para falar no TEDx de Houston, aceitou e resolveu apresentar sua vulnerabilidade.
Recebeu uma enxurrada de críticas horríveis, sentiu na pele seu medo da vulnerabilidade, mas decidiu optar pela coragem da exposição.
Brené cita Theodoro Roosevelt, ex-presidente americano como incentivador para continuar seu trabalho:
Não é o crítico que importa
Nem aquele que aponta quando o outro tropeça
Nem aquele que diz o que o outro deveria ter agido diferente
O mérito e do homem na Arena
Aquele com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, que se empenha,
Que erra, que fracassa uma, duas, três, quatro vezes
Aquele que no final, embora conheça o triunfo da vitória pode até fracassar, mas se arriscando a ser imperfeito!
Um empresário vive na Arena, Precisa ser corajoso, destemido, se arriscar.
Em vez de fingir perfeição e se fechar em uma armadura, ela sugere que colegas e chefes estejam abertos para o risco de errar, para as conversas difíceis. O medo de arriscar mata a criatividade e a inovação. Ousar ser vulnerável e topar falhar leva a resultados muito melhores, de acordo com Brené.
Se escolher uma vida na Arena você vai sofrer, vai fracassar, vai perder, vai aprender o significado do sofrimento.
É uma escolha que você faz diariamente!
Vulnerabilidade não é ganhar nem perder.
É ter coragem de se expor mesmos sem poder controlar o resultado.
Alessandra Rech Tortelli é CEO da Conex Negócios, graduada em Administração possui MBA em Gestão de Varejo, Gestão de Franquias e Varejo Omnichannel. Trabalhou como consultora interna e gerente de grandes empresas, como: Tintas Renner, Arezzo, Portobello Shop, Mormaii, Confecções Brandili etc, em 2010 fundou a Conex Negócios, empresa de consultoria focada em Estruturação e Expansão de Empresas, também é palestrante, professora e idealizadora da startup ConexHub. A Alessandra adora desafios e estar conectada com empreendedores, promovendo trocas, experiências e conhecimento. Ela acredito que todos estamos interligados, que o desafio de um, é o desafio de todos!